Entra ano, sai ano e seguimos tocando a vida. Sim, seguindo o fluxo, organizando ideias, administrando velhos problemas pessoais e coletivos. Às vezes receptivas às mudanças, às vezes deixando fluir a leoa interna na defesa dos direitos e da própria vida. Todas sabemos que o dia de amanhã é uma tela em branco. Então, vivemos o presente como ele é.  Há um poema que diz: 

“Sou composta por urgências, minhas alegrias são intensas, minhas tristezas absolutas. Entupo-me de ausências, esvazio-me de excessos. 

Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos”.  (Marla de Queiroz). 

É bem isso, as Cidadãs PositHIVas vivem nos extremos e nosso ativismo mostra bem isso. 

Acompanhem conosco o “Aconteceu, virou noticia!”.

Manaus – AM

O MNCP, juntamente com as instituições que fazem parte do Fórum Amazonas estiveram reunidos na frente da Fundação de Medicina Tropical manifestando sua indignação e repúdio ao descaso para com as pessoas que vivem com HV/AIDS que necessitam dos serviços prestados neste espaço, em especial da farmácia.  Segundo funcionários, a ordem de fechar a farmácia no período da tarde partiu da Secretaria de Estado da Saúde-SES/AM. Essa decisão prejudicou os usuários que são agendados para consultas neste horário, uma vez que ao sair do consultório com suas receitas, precisam voltar no outro dia para retirada de seus medicamentos.  Após a manifestação, uma comissão seguiu para o Ministério Público Estadual. 

Campinas –  SP 

No dia 30/01/23 foi realizada em Campinas/SP, a 1ª Conferência Livre de Saúde: Centro de Referência e sua retomada em IST /HIV/ AIDS H. VIRAIS – Prevenção e Tratamento numa parceria com ImPrEP Campinas e MNCP, apoio do SINERGIA que disponibilizou o espaço físico. Contamos com a participação de mais de 30 pessoas, entre usuáries, trabalhadores e gestores. Discutimos  propostas baseadas em: 

1. Monitoramento e Avaliação dos serviços de prevenção e tratamento; 2. Acesso à medicamentos para IST e doenças oportunistas; 3. Condições para acesso à saúde : prevenção e tratamento. Nosso objetivo foi contribuir com propostas para a Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá março. Importante ressaltar a presença de nossa representante no CNS e cidadã PositHIVa, Renata de Souza, que contribui para reflexão da importância da participação social na construção de políticas públicas de Saúde, Assistência Social, dentre outros. Viva o SUS!

São Paulo – SP

Denúncia. O MNCP SP juntamente com a RNP denunciou a situação caótica dos serviços prestados pelo Programa de IST/AIDS e Serviço de Saúde Especializado às pessoas que vivem com HIV/AIDS no município de Cubatão. A mais de um ano os usuários estão sendo atendidos esporadicamente apenas por estagiários. Os profissionais de saúde não tem infraestrutura adequada para atender os pacientes, estão sem remédios básicos e retiram seus antirretrovirais sem  receita e nenhum controle.

Anchieta – ES

Em Anchieta as mulheres que vivem com HIV/AIDS vivenciaram uma experiência única através das lentes fotográficas. Elas fizeram parte de um projeto denominado “Olhares PositHIVos”, idealizado pelo psicólogo Gabriel Waichert que, a partir das imagens captadas realizou em parceria com o Estado uma Exposição Fotográfica. As fotografias representam sentimentos, reflexões e observações de cada cidadã de acordo com suas experiências de vida.

Belo Horizonte – MG 

A Comissão de Aids de Belo Horizonte, na qual o MNCP integra, se reuniu para discutir as ações de prevenção que serão realizadas nos blocos de pré carnaval e durante o período das festas carnavalescas. O MNCP se comprometeu a participar em um dos blocos mais famosos que é a Banda Mole. Belo Horizonte é, atualmente, o terceiro maior carnaval de rua do Brasil. Bora pular, curtir e se cuidar! 

Fortaleza – CE 

Em Fortaleza, o MNCP participou das festividades pelos 4 anos da Casa da Mulher Brasileira (CMB), na qual realizou mais de 160 mil atendimentos a mulheres. Estiveram no evento a coordenadora da CMB, Daciane Barreto, a vice-governadora, Jade Romero, Deputada Larissa Gaspar e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Fortaleza, Cristhina Brasil, uma grande parceira do MNCP. As Cidadãs PositHIVas aproveitaram a oportunidade para entregar uma carta do MNCP+Ceará a vice governadora. É isso aí, juntas somos muito mais fortes.

Curitiba – PR 

As cidadãs positHIVas em Curitba estão investindo pesado na articulação e incidência política.  Estiveram reunidas junto as Secretarias Municipal e Estadual, tambpem das Comissões de Vigilãncia Epidemiológica e Assistência Social levando as demandas e discutindos os desafios no enfrentamento do HIV/AIDS para as mulheres. Ainda, foi dado inicio às reuniões do Conselho Municipal de Saúde de Curiba e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher na qual nossa representante muncipal faz parte. As reuniões tiveram como principal os preparativos para o Dia Internacional da Mulher – 8M

Natal – RN 

Em comemoração aos 100 anos da Previdencia Social no Brasil,  a Superintendência Regional Nordeste, através do Programa de Educação Previdenciária realizou, no Auditório da Gerência Executiva do INSS em Natal, um debate abordando os seguintes temas: Acordo de Cooperaçao Técnica – ACT e, Regras do Regime Geral da Previdência Social. O MNCP marcou presença. 

Ainda, esteve em reunião junto a Secretaria Muncipal de Assistência Social incidindo sobre a necessidade de cestas de alimentos para as pessoas que vivem com HIV/AIDS. 

Colegiado – MNCP

Foi dada a largada para os preparativos do X Encontro Nacional do MNCP. A Comissão Organizadora, formada por lideranças do Colegiado do MNCP, esteve reunida para discutir os detalhes importantes e estão empenhadas em fazer um grande evento. Quer um spoiler? 

A cidade que sediará esse encontro será a terra da garoa. Precisa mais? Acompanhe as matérias do “Aconteceu, virou noticia!”.

Secretaria de Comunicação