O Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas, lança nesta noite do dia 14 de dezembro de 2022 (quarta-feira), a radionovela que faz parte do projeto “NO AR: Posithivas na Prevenção”, em live promovida por nossa grande parceira a Agência de Notícias da AIDS. 

A radionovela visa democratizar a informação em saúde, através de estratégias inovadoras de comunicação, incluindo público com pouco, difícil ou nenhum acesso a internet, ou ainda aquelas pessoas que possuem apenas o radio como único meio  para  receber informações.

A equipe de produção composta por: Renata Soares de Souza, Silvia Aloia, Rafaela  Queiroz, a escritora, letrista e produtora cultural Etel  Frota,  o compositor e maestro Felipe Radicetti e as atrizes, Maira, Helena, Maria Bia, Leda Maria, Maria Emilia, produção de áudio Douglas Vieira da empresa Criar Brasil, com apoio de Jenice Pizão e Fabiana de Oliveira.

Em 04 capítulos de aproximadamente 20 minutos, a radionovela se passa em uma roda de mulheres vivendo com HIV que se reúne semanalmente e aborda quatro eixos de informação sobre HIV/AIDS, Diagnóstico, Transmissão Vertical, Prevenção e  Preconceito e Discriminação.

A narrativa ficcional foi escrita por Etel Frota,  a partir de vivências relatadas por Cidadãs Posithivas, construídas a partir de depoimentos de mulheres que vivem com o HIV que responderam à convocatória do projeto “No AR: Posithivas na Prevenção” por meio do envio de suas historias da vida real, ou seja, qualquer semelhança não é mera coincidência.

Algumas rádios foram pensadas em regiões estratégicas, tais como regiões de acampamentos, assentamentos, quilombos, ribeirinhas, indígenas, pessoas que estão no sistema prisional, em situação de rua, dentre outras comunidades.

A radionovela como meio de informação pode ser utilizada também como instrumento para profissionais de saúde, movimentos sociais e lideranças para dialogar sobre os temas propostos.

Ela pode ser acessada na pagina do MNCP: www.mncp.org.br e através do link: https://open.spotify.com/episode/0AFJyRCE8HMQej6nH8mJf2?si=vqv4mZTHTo-OiuC-20CcLw no Sportfy, em breve nas rádios comunitárias e demais rádios que abrirem espaço para veiculação da produção.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e mail: [email protected] ou com as coordenadoras do projeto Renata Souza (18) 997909037 ou Silvia Aloia (51) 984254702

O Projeto “NO AR: Posithivas na Prevenção” foi realizado pelo MNCP em parceria com a APVHA/RS e com apoio do Fundo Positivo.

Secretaria de Comunicação