Fortalecimento  foi a tônica do Encontro do Colegiado do MNCP realizado entre os dias 19 a 21 de novembro em São Paulo.

A pandemia da COVID 19 tem repercutido de maneira significativa na vida das mulheres. Além de estarem na linha de frente nos cuidados com a saúde delas e de toda família, ainda assumem as tarefas no lar, trabalho, dentre outras, estando sujeitas a diversas formas de violências e pressões que as levam ao adoecimento mental. Não é raro nos deparamos com mulheres no movimento AIDS diagnosticadas com transtornos de ansiedade, depressão e mesmo fibromialgia, um distúrbio de dor que as tornam mais sensíveis a dores musculares e alteração de humor que comprometem suas relações interpessoais e atividades diárias.

Pensando no fortalecimento das mulheres que compõem o colegiado, realizamos três dias de atividades. No primeiro dia  nos debruçamos na avaliação do Plano Operativo do MNCP de 2022 e traçamos metas para 2023. Foi um dia intenso de reflexões e proposituras estratégicas conduzidos pelas lideranças Nair Brito e Silvia Aloia.
Os seguintes dias foram dedicados ao cuidado das participantes. Os momentos de relaxamento foram conduzidos pela cidadã Jenice Pizão que enriqueceu o encontro com orientações para rotinas de autocuidado. 

Com apoio de terapeutas da área da saúde mental vivenciamos atividades para o autoconhecimento. 

 

Contamos com a expertise da terapeuta Elaine Cristina que desenvolveu exercícios sistêmicos para a reconciliação do amor e da paz. Essa ferramenta terapêutica nos possibilitou insights que auxiliaram em questões relacionadas à constelação familiar, promovendo uma reflexão sobre “cargas, culpas, sentimentos” que guardamos e a importância de sermos e vivermos plenamente escolhendo sempre a vida. 

 

Ainda, tivemos a presença da terapeuta Sílvia Regina que, de forma lúdica nos conduziu em atividades interativas por meio de dança e canto. Realizando também sessões de cromoterapia e radiestesia xamânica. 

Fortalecer as lideranças é uma necessidade e está na programação do MNCP. Muitas vezes nossas lideranças acabam deixando esse cuidado em segundo plano por ter de se atentar a tudo que está  ao seu redor.

Nós, mulheres donas de casa, cuidadoras, profissionais, ativistas,  também precisamos tirar um tempo para nós. Também precisamos de cuidados para que possamos estar com nossas mentes saudáveis, não precisando deixar que um problema apareça para tratá-lo. 

Estes foram dias de renovo para as lideranças que se repetirão e serão extendidos para as lideranças estaduais. 

O encontro faz parte do Projeto PositHIVas em Movimento, realizado pelo MNCP em parceria com a Associação de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS- RS e apoiado pelo Fundo Elas.

Secretaria de Comunicação