“O Tempo”

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. 

Quando se vê, já são seis horas!

Quando se vê, já é sexta-feira!

Quando se vê, já é natal…

Quando se vê, já terminou o ano…

Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.

Quando se vê passaram 50 anos!

Agora é tarde demais para ser reprovado…

Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.

Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…

Seguraria o amor que está à minha frente e diria que eu o amo…

E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.

Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.

A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

                                         Mário Quintana 

O primeiro verso deste lindo poema nos apresenta a vida como “um dever que nós trouxemos para fazer em casa”, ou seja, nascemos com uma missão para cumprir. E, na ânsia de cumprir, nos distraímos e, de repente, os dias passam. Quando nos damos conta, reparamos que, do nada, o tempo voou, décadas passaram e adiamos a vida. A velocidade do tempo pode ser impiedosa. Novamente, de repente é tarde demais para ser reprovado. E a missão? E o viver? 

Estamos experimentando uma ebulição social, política e econômica. A sociedade ferve em tempo de fome, de ódio, de violência, de pandemia, de política malfadada. Simultâneamente a corrosão atinge as bases democráticas, a saúde, a educação e miseravelmente degrada as belezas naturais de nosso país. E a vida? Estamos nela. Lutando, participando, incidindo para que possamos vivê-la com plenitude.

Aconteceu, virou noticia!

Salvador – BA

Entre os dias 05 a 07 de Novembro, o MNCP participou do Projeto Fortalecendo Redes na elaboração de materiais educativos.  Uma realização do Realização Gapa Bahia em parceria com o MNCP-NE, ANTRA, Redes de Mulheres Negras da Bahia e FOBONG.

Um sucesso!

Vejam a opinião das cidadãs participantes. 

Jaciara Pereira“estamos juntos para que possamos acolher todas as demandas das redes e conseguir fazer material onde possamos chegar com nossas vozes por direitos iguais para todos”

Ivanize Vasconcelos –  “esse evento foi transformador. Muitas trocas de informações, saberes e emoções. Voltei mais fortalecida!”

Orleanda Gomes“momentos de grande aprendizado. Os facilitadores trouxeram riquezas de informações. Fiquei agradecida e encantada com tudo que foi passado. Tenho certeza que saí de lá abastecida de novas informações e fortalecida para disseminar as informações recebidas a outras mulheres.”

Argentina – Evento Paralelo “Rumo a uma sociedade de cuidado que não deixa para trás as mulheres com HIV”

No marco da XV Conferência Regional da Mulher da América Latina e do Caribe e do Fórum Feminista, acontece em Buenos Aires/Argentina no dia 10 de novembro de 2022.

 

A atividade se deu a partir da articulação entre o Movimento de Mulheres Positivas MM+ e a Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com HIV/AIDS para a América Latina América ICW-Latina, com o apoio da UNAIDS Regional e contribuiu para a discussão do que trata a Conferência Regional, atendendo a urgência e a importância da agenda de cuidado para as mulheres com HIV na região.

O evento contou com a presença e contribuições de Alberto Stella, Diretor do UNAIDS Conosul, que trouxe a relevância de ampliar a questão da pluralidade de gêneros como alternativa efetiva para construir uma agenda que não se limite apenas às mulheres como responsáveis pelos cuidados e tarefas nas famílias e comunidades, “Essa mudança de paradigma é construir uma sociedade de cuidado onde todos devem contribuir, os homens nos ajudam e nós também participamos. Precisamos legislar sobre essas questões, mas acima de tudo precisamos que essas reflexões cheguem a todas as pessoas e permeiem toda a sociedade, uma ação transformadora”, disse Stella. Por sua vez, Agustina Kityk, do UNFPA Argentina, comemorou a conclusão da atividade, destacando que este tipo de encontro é o início para a transformação das políticas públicas, disponibilizando apoio institucional às redes regionais de mulheres com HIV nos objetivos que foram trazidos durante o Evento.

O Movimento de Mulheres Positivas compartilhou na voz de Marcela Alsina os resultados e constatações do projeto “Voluntariado pelas Américas”, as implicações da COVID e a implementação do levantamento da situação legislativa sobre HIV/AIDS na região que gerou a Campanha “Feita a Lei, Feito o Direito”. No espaço do evento as mulheres que o acompanharam, compartilharam suas opiniões e impressões em decorrência do Fórum Feminista e da Conferência Regional, apontando a importância de continuar ocupando esses espaços como medida efetiva contra a invisibilidade que as mulheres com HIV tem na região. Silvia Aloia, reforça “A estratégia de Prevenção Combinada deve incluir fortemente as questões de gênero porque como ela está, com os recortes que está, invisibiliza as mulheres em sua diversidade.” O evento foi encerrado com as palavras de Yari Campos, Subsecretária Executiva do Movimento de Mulheres Positivas MM+: “As mulheres com HIV são uma população-chave porque somos a chave da resposta”.

Estiveram participarando 48 mulheres que  acompanharam o evento e compartilharam suas opiniões e impressões.

Barretos – SP

Estivemos na cidade de Barretos entre os dias 08 a 10 de novembro realizando o “Diálogo Ampliado: Fortalecendo a Prevenção Combinada do HIV” com as equipes que atendem na linha de frente das UBS e Programa de Aids. Esta é uma iniciativa do FOAESP em parceria com as cidadãs positHIVas de São Paulo que acontece por meio do Projeto Prevenção Combinada do HIV: É só escolher! apoiada do Fundo Positivo. 

Foram dias extremamente ricos pela troca de informações e conhecimentos. Contamos com a participação de 51 servidores públicos divididos em três turmas – SAE HIV/AIDS/Casa Rosa, SAE Hepatites Virais, TB e HV, 16 UBS, GVE, Casa do Idoso e Hospital do Amor. 

Comenda Zilda Arns

O Conselho Nacional de Saúde, por meio do FORSUS, recebeu indicações de nomes para concorrer à Comenda Zilda Arns. Entre os nomes mais indicados está o da nossa querida Nair Brito, uma mulher revolucionária que contribuiu para mudar o percurso da AIDS no país, sendo a primeira pessoa no Brasil a entrar na justiça pelo direito de receber antirretrovirais. 

Nair é uma ativista pelos direitos humanos e uma das fundadoras do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas.

Entre os indicados estão: Nair Soares de Brito, Padre Júlio Renato Lancellotti, Dra. Jurema Pinto Werneck, Dra. Nísia Trindade e Prof. Dr. Lysandro Pinto.

Independente do resultado, o MNCP reconhece o mérito de todo empenho e dedicação de Nair pelos direitos das mulheres que vivem com HIV/AIDS e fortalecimento do SUS.

Pernambuco – NE

A Articulação Aids de Pernambuco realizou o Seminário Estadual 40 anos da Epidemia do HIV/AIDS: Desafios e Avanços  Pernambuco. As cidadãs positHIVas estiveram presente contribuindo com os debates e apontando as demandas das mulheres que vivem com HIV/AIDS. 

Belo Horizonte – MG

Belo  Horizonte animadíssima realizando a 23ª Parada do orgulho LGBTQIA + de BH e, o MNCP por meio de nossa representante estadual esteve compondo a equipe da prevenção. Aplausos a todos. 

Diante de todas as lutas devemos nos lembrar sempre que as horas e a vida são passageiras, e é justamente isso que as tornam preciosas.  Viver é uma urgência. Que cada uma de nós possamos fazer aquilo que amamos, desejamos ou precisamos, porque um dia é uma oportunidade. Não temos “tempo” a desperdiçar!”

 Secretaria de Comunicação MNCP