Começa em Porto Alegre o projeto “#NosOtras – Prevenção com Autonomia”, visando contribuir na redução dos altos índices da infecção e adoecimento e mortalidade da população em maior vulnerabilidade para o HIV no município de Porto Alegre, através oficinas de Prevenção Combinada em 4 regiões da capital. 

As oficinas propõem, de forma dinâmica, lúdica e participativa, produzir discussões que estimulem reflexões que contribuam para o pensamento crítico sobre cada um no contexto das vulnerabilidades, informações adequadas sobre Prevenção Combinada e os fluxos e tratamento existentes, sensibilizando os participantes sobre os impactos negativos do estigma e da discriminação e o quanto interfere na adesão aos serviços, tratamento e cuidados em saúde, assim como incitar a participação cidadã e o levantamento das dificuldades/potencialidades da prevenção do HIV/AIDS nas regiões.

Estarão envolvidas 40 lideranças comunitárias que acessam as populações prioritárias e com risco acrescido para o HIV e outras IST; profissionais de saúde e da assistência social; usuários e gestores, promovendo também, o fortalecimento da rede de atenção.  

Ainda, o projeto prevê uma intervenção em local de alta circulação em parceria com a Coordenação Municipal de HIV/AIDS de Porto Alegre, com distribuição de materiais informativos, de insumos de prevenção, rodas de conversa e realização de testagem rápida de HIV, sífilis e HV., 

Este projeto em versões anteriores, já ganhou Prêmio Destaque pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, na categoria Saúde da Mulher, reconhecendo a importância da temática. Sua primeira realização foi no ano de 2017, construído e executado pela Associação de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS do RS (APVHA/RS) e o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP). financiada pelo Fundo Positivo e realizada na Região de Porto Alegre, Humaita-Navegantes e Ilhas (HNI) .

Nos anos de 2018 e 2019, se destacou como projeto de extensão da Universidade do Rio Grande do Sul (UERGS) e suas ações foram realizadas na região Partenon e Lomba do Pinheiro.

E nesta edição do ano 2022 e 2023 será realizado pela Associação e Pessoas Vivendo com HIV/AIDS RS (APVHA/RS) e o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas RS (MNCP/RS) com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (FIOTEC e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

 O que diferencia esta proposta das versões anteriores é o envolvimento maior de lideranças comunitárias que acessam em seus territórios as populações prioritárias com maior vulnerabilidade para o HIV. 

A iniciativa tem o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (FIOTEC e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Secretaria de Comunicação MNCP