“O tempo corre veloz e a vida escapa das nossas mãos. Mas pode escapar como areia ou como semente.” (Thomas Merton) 

Desde minha infância ouço dizer que na vida colhemos aquilo que semeamos. Olhando para o Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas posso garantir que somos sim mulheres líderes que semeiam, não apenas para benefício próprio mas para todas, todos e todes que estão ao nosso redor. Semeamos com o coração, emoções, atitudes, intenções. Semeamos com o advocacy e incidindo sobre políticas públicas que garantam nosso direito a uma vida plena. 

Sabemos que para florescer, as sementes precisam ser cultivadas em terra boa. Mas como saber a qualidade da terra se não semear? 

Seguimos contribuindo para construção de um futuro melhor, semeando no dia a dia com a certeza de que nossas sementes gerarão bons frutos, assim como fizeram tantas ativistas que não estão mais neste plano mas deixaram um legado para nós e para aquelas que estão vindo por aí.

Acompanhem as ações das cidadãs positHIVas nesse brasilsão de terra fértil. No MNCP, se acontece, vira noticia!

Fortaleza – CE

O MNCP no Ceará não para. Em parceria com a RNP lutam dia a dia por um serviço de atendimento às pessoas que vivem com HIV/AIDS de excelência. Claro que, assim como em todo o país, são muitos os desafios. No mês de Agosto estiveram na Casa da Mulher Brasileira participando de um debate sobre violência contra a mulher e a Lei 11.340 de 2006 que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. 

Ainda, incidiram bravamente pelo passe livre, participaram do Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança – Metáforas do HIV/AIDS, promovido pelo Curta Gênero. 

Cumprindo com um papel relevante no enfrentamento da epidemia, participaram da inauguração do Comitê do candidato ao governo do estado Sr. Roberto Claúdio, contribuindo para criação de propostas para seu Plano de Governo para a saúde. Nosso documento político Agenda 10 Vermelha foi entregue ao candidato. 

Rio Branco -Acre/NE

Podem dizer o que for mas uma coisa é fato. É preciso sensibilidade para ver o que o outro está realmente precisando. E isso não falta nessa guerreira do MNCP. A companheira  Janete que é  também uma das dirigentes da ONG Agá & Vida, juntamente com a equipe da casa não mediram esforços para ajudar famílias que passam por momentos difíceis, em especial após pandemia,  com cestas básicas e kits de higiene.  Lindo trabalho!

Santos – SP

As mulheres do MNCP na Baixada Santista nunca estiveram tão organizadas. A mais nova conquista é um espaço para reuniões entre elas, fruto de uma parceria estabelecida com o Instituto PROCOMUM. 

Para as representantes do MNCP na baixada, Nalva Andrade e Lumah Markes, este é um novo tempo, um recomeço para muitas mulheres que estavam “sozinhas”, sem informações e necessitando de um estímulo para olhar para si mesma. Dentre as ações, estarão realizando reuniões temáticas, ajuda mútua, apoio psicológico, dança, dentre outros. 

MNCP Nacional

Precisamos estar constantemente construindo estratégias para defender nossos direitos e, pensando na importância de instrumentalizar as filiadas ao MNCP, realizamos a Oficina de Advocacy em Políticas Públicas e Defesa dos SUS. Esta, faz parte do projeto No Ar: Posithivas na prevenção, apoiado pelo Fundo Positivo. As palestrantes foram Heliana Moura – MG e Gina Hermann – RS. 

Helina focou sua apresentação na importância do protagonismo por meio da participação social. Destacou os mecanismos de controle social, os meios para acioná-los sempre que preciso e a importância de se entender o significado de exercer o papel de cidadã PositHIVas trilhando o caminho de lutas por direitos e pela cidadania. 

Gina incentivou as mulheres do movimento a tomarem frente nos espaços de controle social, tendo em vista que são locais de grande relevância para articulação, manutenção e fiscalização das políticas públicas. 

Convidou à reflexão acerca dos espaços de controle social onde podemos atuar efetivamente na saúde, como o conselho de saúde, as conferências e frente parlamentares, todos nas três instâncias tendo em vista que nosso movimento é pela saúde das mulheres positivas. Foi detalhado as respectivas funções e funcionalidades de cada espaço, como ingressar e formas de atuar.

No fechamento foi falado sobre os espaços de reclamação e denúncias como a ouvidoria do SUS.

Belo Horizonte – MG

Em Belo Horizonte aconteceu a OFICINA DO PRAZER, na sede do Cellos-MG. 

A oficina foi realizada pelas cidadãs Heliana e Marcilaine e teve como objetivo incentivar as mulheres que vivem com HIV/AIDS a exercerem sua sexualidade e sentir prazer sem culpa, sem medo.  Numa parceria com o Instituto Barong, foi disponibilizado, às participantes,  kits de prevenção com preservativos saborizados e gel. Nem é preciso falar que foram momentos de muita risada, trocas de conhecimentos e descontração.

Ainda, a cidadã Heliana participou do  I Seminário sobre HIV  que teve como ponto principal de debates o papel das pequenas cidades na resposta à epidemia do HIV/AIDS.  

Não podemos deixar de destacar o Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+ concedido a Heliana Moura em reconhecimento ao seu trabalho e atendimento voltado a essa população.

Rio de Janeiro -RJ

Com orgulho e muito feliz a equipe MNCP Rio participou do evento de encerramento  do Projeto Ativação na EDUCAP no Alemão. Para a representante estadual do Rio de Janeiro, Mara Lúcia, este foi um divisor de águas para as cidadãs porque foi um grande apoiador para o reinicio das atividades do MNCP.

Querem saber mais sobre as sementes plantadas nas regiões e estado? Continuem acompanhando nossas publicações mensais. 

Um grande abraço

 

Secretaria de Comunicação MNCP