O protagonismo nos coloca na linha de frente 

Apesar das várias funções historicamente determinadas às mulheres; apesar da vivência cotidiana contra o HIV/AIDS, a rotina do tratamento, os  medicamentos e comorbidades, a luta contra o estigma, discriminação e preconceito, encontramos forças para permanecermos atentas. É verdade que às vezes sentimos medo mas, esse sentimento está aliado a algo fundamental, a coragem. 

Essa coragem que está em nós, não nos impede de sair de casa, buscar melhores condições de vida, de tratamento e direitos constitucionais. Deixamos nossas palavras, fazemos atos, ocupamos lugares de discussão política porque sabemos o que queremos e precisamos para que nossos direitos sejam alcançados. E, nesse processo, tudo acontece. Acompanhe nossas ações e particpações no mês de Julho. No MNCP é assim, aconteceu, virou noticia!

 

Novamente o MNCP se reúne com técnicos do DCCI, outras áreas do Ministério da Saúde e demais parceiros dos organismos da ONU e da academia para discutir e atualizar um novo Plano de Mulheres com maior vulnerabilidade. Essa é uma atuliazação do Plano de Enfrentamento da Feminilização, anterior a 2007, no qual também estivemos presentes nas discussões e, infelizmente não foi implementado pela falta de compromisso dos gestores estaduais e/ou municipais. Os anos passaram e novamente aqui estamos, com as dificuldades e limites de um ano eleitoral.

Essas reuniões começaram após a realização da Audiência Pública chamada pelo MNCP em Março/22 junto da Deputada Federal Érika Kokay no qual discutiu-se a invisibilidade da mulher vivendo com HIV/AIDS.

Mais uma vez é preciso que o movimento esteja atento, cutucando (no melhor sentido da palavra) e mostrando nossas vulnerabilidades.

Durante os dias 12 a 15 de julho no Rio de Janeiro, aconteceu a 6ª edição do Diálogo Mulheres em Movimento 2022:  fortalecendo a solidariedade e a confiança, realizado pelo Fundo Elas.

O encontro reuniu 152 grupos liderados por mulheres e pessoas trans, entre eles o MNCP na pessoa de Silvia Aloia – Secretraria de Mobilização de Recursos do MNCP, em torno de uma programação diversificada que possibilitou conexões e parcerias entre os grupos presentes.

Foram quatro dias de muitas reflexões, trocas de saberes, construções políticas para resistir aos tempos tão sombrios que estamos vivenciando.

Sabemos que somente juntes, somando forças, vamos transformar nossas realidades.

 

E nossas vozes ecoa…

As cidadãs Silmara Ribas e Maria do Socorro Lisboa inauguraram no Youtube, em parceria com o canal Novelassatv (Serginho), o programa “E sua saúde como esta?”. O objetivo é promover debates e reflexões sobre a saúde. Para isto, semanalmente estarão recebendo um(a) convidado(a) que poderá ser um profissional de saúde ou ativista. Nessa primeira edição esteve presente a técnica de enfermagem Marilda Milany, que atua na UPA de Curitiba. Arrasaram meninas. Incrível!

Acompanhem o programa no link https://youtu.be/s6CAmA3cAN4

Marcilene Aparecida é mais uma agente de mudanças sociais do MNCP no estado de Minas Gerais.  Neste mês de Julho, representou o MNCP no I Congresso Mineiro de Psicologia. A mesma teve uma fala na mesa intitulada “Saúde Mental e HIV em tempos de COVID 19”, reforçando a necessidade em se adotar um olhar que vai além da perspectiva biológica e considerar as condições de gênero, que sobrecarregam e impactam a saúde mental das mulheres, implicando em diferentes suscetibilidades e exposições a riscos específicos de sofrimento psicológico.

 

 

Fortalecer o diálogo junto a gestores municipais e estaduais, lideranças comunitárias e de ONGs/AIDS é um dos objetivos do Projeto “Prevenção Combinada do HIV: É só escolher!”, realizado pelo Fórum de ONG/AIDS do Estado de São Paulo em parceria com MNCP. Estiveram na Baixada Santista as cidadãs Fabiana de Oliveira e Silvia Almeida representando também o FOAESP, Maria Eliza, Nalva Andrade e Lumah Marques – MNCP. Na ocasião reunimos com a equipe do CCDI e GVE. Também tivemos a oportunidade de reunir com a equipe técnica da ONG GAPA. Foi extremamente proveitosa essas reuniões garantindo um trabalho em parceria que dará frutos, em especial às pessoas que vivem com HIV/AIDS atendidas na região dessa DRS.

E o advocacy continua intenso para o MNCP. Para além da secretaria política, que mantém um ritmo acelerado nas articulações, nossas representantes estaduais seguem o exemplo. Levando as demandas das mulheres vivendo com HIV/AIDS, a representante estadual do Rio Grande do Sul, Gina Hermann esteve com a deputada estadual Stela Farias e a deputada federal Maria do Rosário. A mesma aproveitou o momento para marcar um café entre as deputadas e as lideranças que compõem a secretaria nacional do MNCP e lideranças que nos representam nos GTs. A luta continua…

Muitas outras ações significativas foram realizadas pelas representantes regionais e estaduais. Estaremos apresentando nos próximos “Aconteceu, virou noticia! Fiquem ligados. 

 

Secretaria de Comunicação MNCP