Nenhuma liberdade é maior do que a de uma mulher que descobre a força que tem”  

O caminho para o exercício da cidadania passa por muitos obstáculos e dificuldades. Nós, mulheres do MNCP sabemos que sem conhecimento, motivação, coragem e luta, não conseguimos usufruir dos  nossos direitos civis, políticos e sociais. Por essa e outras razões atuamos como verdadeiras estrategistas no exercício do advocacy, incidência política e no fortalecimento de outras mulheres para que não se conformam frente às dominações arrogantes, opressão e injustiças contra uma maioria desassistida, que não consegue ser ouvida.

Acompanhe as ações realizadas nos estados e regiões do país. 

São Paulo – SP

Depois de dois anos sem atividade presencial, o MNCP SP se reuniu para alinhar as estratégias de ações em suas bases. Estiveram presentes 20 mulheres entre os dias 7 a 9 de Junho. Na programação o MNCP lançou no Estado a Campanha Nacional “EM DEFESA DO SUS”. Alegria do reencontro, garra, coragem e muito compromisso marcaram esses três dias.

Campinas – SP

A vice-representante estadual do MNCP, Jenice Pizão, reuniu-se com a nova equipe de enfermagem do Hospital das Clínicas UNICAMP (Hospital Dia). Com sua vivência com HIV e ativista, a mesma contou um pouco da história do movimento e a relação com o SUS. Ainda, apresentou as demandas das mulheres que vivem com HIV/AIDS e reforçou a importância da autoestima e saúde mental para a vida das mulheres e, o quanto este bem estar emocional tem relação com a qualidade no tratamento clínico e na vida. Reafirmou a existência do grupo Flores Vermelhas composto por mulheres cis e ytrans, que vivem e convivem com HIV/AIDS, da região de Campinas. As profissionais se surpreenderam com as informações e reafirmaram o compromisso de informar às usuárias da existência e necessidade delas se envolverem com o movimento.

Linhares – ES

Cidadania também é participação nos espaços de discussão política. Nossa representante Rosely Messias esteve defendendo o direito das mulheres na Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres em Linhares. A mesma saiu desse espaço como delegada para a Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. Seguimos avante!

Belo Horizonte – MG

O Arraiá ficou por conta do MNCP MG junto com a Rede de Jovens, Grupo Fênix e Grupo Vida. A festa teve um gosto ainda mais significativo pela alegria de poder voltar a eventos presenciais. Todos já estavam ansiosos por estes momentos de confraternização e lazer

Fortaleza – CE

O MNCP esteve junto do Fórum de ONGs AIDS do Ceará e a Rede de Solidariedade Positiva de Sobral no dia 30/05 para realização do Candlelight em homenagem à memória das pessoas que partiram devido ao HIV/AIDS. Ainda, a realização do mesmo é uma mobilização de base para chamar atenção às necessidades de políticas públicas e conscientização para importância da prevenção do HIV. Estiveram presentes vereadores, profissionais do Centro de Referência de Infectologia de Sobral, membros da Universidade Federal do Ceará, Pastoral da Aids, Associação Sobralense das Trabalhadoras do Sexo – ASTRA , Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Mesa Brasil Sesc.