A palavra Mãe reúne todos os elogios possíveis a uma mulher. É uma palavra pequena com significados infinitos: amor, renúncia de si própria, coragem, força e, porque não “choro”, preocupação, luta, etc.

Muitas vezes a Mãe deixa transbordar seus sentimentos, abraça, beija, faz carinho. Outras, demonstram seu amor no cuidado diário, naquela comidinha gostosa, nas várias perguntas: “Onde vai?”, “Com quem vai?”, “Que horas volta?”. 

Ainda, há as Mães reservadas, que guardam seus sentimentos mas amam com o olhar. Estão sempre atentas, trazem diversas sensações ao peito. Talvez até não consigam expressar aquilo que sentem, mas eles estão lá no coração para o que der e vier. 

Neste dia das Mães, o MNCP inovou. Pedimos que cinco mães expressassem seus sentimentos através de um desenho feito e pintado por ela mesma, uma imagem que diz muito para si.  A imagem foi vetorizada e transformada em cartões enviados para todas as mamães do MNCP. Mães que contam com o apoio de parceiros, Mães que mesmo acompanhadas são as principais ou as únicas responsáveis pela educação dos filhos ou  Mães solo, seja como for, elas estão no centro das atenções, enfrentam desafios, ultrapassam barreiras e inspiram todos os dias porque Mães transbordam na arte de amar! 

Emilia, 50

Assim como a natureza está em constante transformação, a mãe das águas que desce e sobe o rio negro e o solimões para sustento da vida não poupou esforços no exercicio da maternidade. A mulher ribeirinha que pela constante busca do conhecimento e fortalecimento pessoal aprendeu a apreciar e valorizar a vida, a natureza, as diferenças culturais e faz questão de transmitir esse saber aos filhos. Hoje é exemplo de superação e força feminina. “Ser mãe significa que somos igual a natureza, quanto mais preservada mais vida teremos para cuidar de nossos filhos”.

Ana, 53 anos

Cheia de orgulho do filho que criou. Não economiza nos elogios. 

Sentimos, mesmo que virtualmente, a emoção de cada palavra quando se refere ao filho. Fotos, conquistas, tudo é motivo para enchê-la de alegria. Olhar para trás e refletir sobre tudo o que enfrentou para ter seu filho protegido é motivo suficiente para dizer a outras mulheres que é possível. “Ser mãe com HIV foi uma experiência difícil. Com  conhecimento e sorte consegui evitar a transmissão do vírus para meu filho. Meu desenho reflete isso. Não pude amamentar, mas o amor nunca faltou”.

Hasbleidy, 23 anos

Uma jovem mãe que atravessa fronteiras em busca de uma vida melhor. Que acredita na própria intuição e segue, mesmo sabendo que em qualquer decisão há riscos. Aprendeu no cotidiano a amar. Cada momento, cada mudança em seu corpo, um mundo era gerado dentro dela.  Hoje já sabe que ser mãe não significa apenas trocar fraldas, aquecer chupetas ou até brigar para que a filha se alimente. Ser mãe é fazer qualquer coisa pela proteção e felicidade de sua filha. “Ser mãe significa mudar sua vida, seu tempo e sua maneira de pensar. Significa dar todo seu coração e força todos os dias para vê-los á frente e ensiná-los a viver”. 

Ane, 50 anos

É daquelas mães valentes que enfrenta tudo, o medo, a dor, as circunstâncias mais difíceis da vida na cidade grande, na selva de pedra, para proteger suas filhas. A luta é pela vida. Viver para ver suas filhas crescerem, tornarem-se mulheres empoderadas e independentes. “Queria ser uma ave para fazer de meu colo um ninho pra minhas filhotas”.

Georgina, 60 anos

A trinta e quatro anos criando seus filhos sozinha. A maternidade para essa mãe é uma dádiva, uma força que a faz vencer cada obstáculo que a vida insiste em pôr no caminho. Conquista, superação, aprendizado, dedicação, amor e confiança são sinônimos que fazem essa mulher ser quem é. Para ela, todos os percalços e as alegrias viveriam tudo novamente se fosse preciso, por amor a cada filho. “Não vejo minha vida sem eles”.

Jane, 59 anos

Experimentou na maternidade tudo o que há de alegria mas também de dor. Ganhou, perdeu, viveu momentos tensos com a despedida de suas filhas gêmeas que nasceram unidas uma à outra. Mas ser mãe é algo que está intrínseco e essa vivência revelou o tamanho imedível de sua força. Hoje com outros dois filhos adultos, o sentimento é dever cumprido. “Ser mãe é resistir e persistir. É se doar e ser feliz com as realizações de nossos filhos. É ser cuidadora e amar incondicionalmente”.  

A todas as mães, das grandes e pequenas cidades, do campo, rios e das florestas desejamos um dia muito  especial, cheio de carinho e afeto e, aos filhos, que possam apreciar a pureza e imensidão do amor materno.

Feliz Dia das Mães!

 

Colegiado Nacional MNCP