8 de Março – Esta data marca o dia de luta das mulheres com manifestações nas ruas e praças de vários municípios, em especial nas capitais, atividades on line e  eventos presenciais. 

Como parte da programação da I Mobilização Nacional do MNCP – Em defesa da Vida e das Políticas Públicas com qualidade, realizada em parceria com a Associação de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS RS (APVHA), estivemos presente nos atos, fizemos advocacy junto a parlamentares, promotora de justiça, encontros e provocações nas redes sociais estimulando a reflexão sobre o atual contexto político e social. 

Em Campinas (SP), o grupo Mulheres pela Democracia organizou o “Esquenta 8M”. O evento teve início com caminhada, panfletagem em avenidas, praças e terminais urbanos, oficinas, rodas de conversa e debates de 04 a 07/03. No dia 08 a concentração ocorreu no Largo do Rosário, centro da cidade. Depois de dois anos sem participar de manifestações, o MNCP se juntou a outros movimentos sociais e sindicatos pela vida das mulheres, por um Brasil sem machismo, racismo, LGBTQIA+fobia e sem fome. Ainda, por Bolsonaro e Dória nunca mais!

Ainda, no estado de São Paulo, estivemos no Pontal de Paranapanema para debater junto às mulheres do campo e da cidade os temas da violência, saúde, direitos e políticas públicas. O Encontro Regional de Mulheres do Campo e da Cidade teve como tema: “Terra, Trabalho, Direito de Existir: mulheres em luta não vão sucumbir!”. O MNCP participou na  mesa “Prevenção e Orientação Sexual” apresentando às mulheres a PrEP e PEP, preservativo feminino fomentando o debate e reflexão sobre a importância da prevenção e conhecimento dos direitos sexuais e reprodutivos

Em Manaus (AM), o ato aconteceu no Parque Dez, no entorno da Delegacia Especializada de Combate a Violência contra as Mulheres, pautando o tema das violências de gênero. As cidadãs positHIVas do MNCP estiveram presentes e, ainda, distribuíram preservativo feminino.

Em Recife (PE), as cidadãs posithivas compareceram no Parque Treze de Maio. A concentração foi marcada por frases de resistência contra o machismo e pela voz das mulheres ecoando por seus direitos. 

Em Fortaleza (CE), foi realizado um Seminário no qual reuniu cerca de 50 mulheres que vivem com HIV/AIDS. O tema central foi “Consciência Política e Ativismo em Saúde da Mulher”.

Advocacy – Como parte das ações previstas, a Secretaria Política do MNCP reuniu com parlamentares e defensoria pública. Nas reuniões com a deputada federal Erika Kokay, a vereadora Duda Salabert e a promotora Dra. Giovana manifestamos preocupação com as pautas: gênero e prevenção combinada, implante subdérmico, PEP e PrEP, portaria 232 de financiamento aos estados e municípios para aquisição da Fórmula Láctea a crianças expostas ao HIV, SUS/SUAS e desaposentadoria das PVHA, Lei Municipal de acesso a transporte público, dentre outros. Como encaminhamentos, as parlamentares e o MNCP estarão se reunindo sempre que necessário e, ainda organizando conjuntamente duas audiências públicas que trarão à discussão os temas relevantes para saúde da mulher que vive com HIV/AIDS.  Ainda neste mês de março, reuniremos com a deputada federal Sâmia Bonfim. 

Debates e Reflexões – Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher a RNP+ Uberlândia, realizou uma live e o MNCP deu seu recado com a participação da representante estadual do MNCP, Heliana Moura que direcionou sua fala para a importância deste dia não como uma data comemorativa mas política na qual as mulheres precisam lutar diariamente pela garantia dos direitos conquistados.  Enfatizou  a importância do protagonismo da mulher vivendo com HIV/AIDS na luta contra o machismo, racismo e misoginia. Ainda, destacou a vulnerabilidade das mulheres pretas e pobres que mais morrem de AIDS e COVID no Brasil.

Representando a força, a determinação, a empatia, a coragem e a solidariedade da mulher, a Agência de Notícias da AIDS realizou uma Live e convidou a representante do MNCP, Silvia Almeida para a discussão que dentre os variados assuntos, destacou a unidade do movimento, o empenho de todas na realização da I Mobilização Nacional do MNCP e os desafios que as mulheres têm enfrentado neste período de pandemia da COVID-19.

O 8 de Março foi um dia intenso, de muita luta, debates e reflexões, mas nossa agenda não termina aqui. Continuaremos nossa mobilização ao longo do mês e contamos com a participação de todas, todos e todes na próxima atividade dia 10/03 às 20H00 na live “Mulheres Vivendo com HIV/AIDS e as violências: Qual é o papel do Estado? 

Participem Conosco!

Secretaria Nacional do MNCP

APVHA RS