O MNCP encerra hoje os Projetos Posithivas em Ação e Olha Elas: PositHIVas na Mídia e comemoramos esse momento com muita alegria. 

Alavancado pela força motriz das redes sociais, o movimento ganhou poder, engajou outras mulheres que vivem com HIV/AIDS (MVHA), estabeleceu parcerias e ampliou sua atuação em advocacy. 

Por meio do Projeto PositHIVas na Mídia, instrumentalizamos 34 lideranças das 05 regiões do Brasil em mídias digitais e empreendedorismo feminino, incentivamos a participação e opinião pública, com a realização de 05 Lives na qual estiveram envolvidas lideranças do MNCP e de outros movimentos sociais, assim como, profissionais da área da saúde. O contexto atual, as políticas públicas de saúde em especial de HIV/AIDS, as demandas e desafios das MVHA foram abordados e amplamente discutidos com gestores e parlamentares. Fizemos das plataformas digitais instrumentos valiosos de relacionamentos e ativismo. Invadimos o facebook e o whatsapp, com duas manifestações virtuais, a primeira em favor da saúde pública utilizando a Hashtag (#) 8M e a frase “Eu defendo o SUS” reiterando a necessidade urgente de mais financiamento para a saúde pública e a segunda pelo Dia Internacional de Luta contra a AIDS. Nesta última, com o tema “Eu Grito!” manifestamos nossa indignação com a política atual, com os retrocessos na política de enfrentamento do HIV/AIDS, o sucateamento do SUS, a violência vivida pelas mulheres, os desafios causados pela desigualdade de gênero, machismo, racismo histórico, estrutural e hierarquizado, estigma e preconceito, dentre outros. Mais de 150 MVHA aderiram diretamente às manifestações e muitas outras, assim como parceiros, no compartilhamento das produções de cards e vídeos. 

O Projeto Olha Elas: PositHIVas na Mídia foi o grande desafio da criação visual,  da produção textual e pesquisa de conteúdo. Por meio dele os temas Vacinação, Autocuidado e Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), em especial das  MVHA, foram expressos por meio da criação de três vídeos animados estilo witeboard, produção de três episódios de podcast, cards e um Guia Informativo, que se encontra no final da matéria. Todos estes materiais foram amplamente discutidos nos grupos virtuais, em seminário realizado pelo MNCP e utilizados por profissionais de saúde que atendem nos SAEs. 

Os projetos maximizaram as possibilidades de autonomia das MVHA, o desenvolvimento da criatividade e uso dos espaços de redes sociais para participação cidadã, política/ativista e no empreendedorismo. 

A grande repercussão das produções são evidentes nos insights disponibilizados pelas plataformas.

Todas essas ações foram apoiadas pelo Fundo Positivo e nos permitiu conhecer, experimentar e nos apropriar das novas formas de comunicar aos mais diversos públicos mas, principalmente nos manter conectadas e promovendo ajuda mútua entre MVHA, grupos e movimentos neste período de pandemia e isolamento. 

Estes projetos foram sim um marco no ativismo do MNCP nos sentimos felizes e prontas para os desafios que despontam e as demandas que surgiram no decorrer do ano. 

Nossa luta continua! 

Acesse o conteúdo do Guia Informativo no link abaixo

Secretaria Nacional do MNCP