A série  “Olha Elas – PositHIVas na Mídia” traz o tema e a produção do vídeo “Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos das Mulheres Vivendo com HIV/Aids”. Por Silvia Aloia

Os Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (DSDR)  são considerados como Direitos Humanos, visto que estes podem afetar sobremaneira as mulheres em todos seus ciclos de vida. Os prejuízos aparecem no baixo nível de escolaridade, na baixa condição econômica da mulher e dos seus filhos e no que afeta ao desenvolvimento em geral das mulheres.

Não é incomum as Mulheres Vivendo co HIV/Aids terem seus DSDR violados, seja pela ausência do Estado, seja pelo estigma e o preconceito ou pela violência (sexual e/ou psicológica). 

Os Direitos Sexuais referem-se à autonomia da mulher sobre seus corpos, a poderem escolher quando desejam ter a primeira relação, com quem querem se relacionar, quando querem se relacionar. Envolve também o acesso a insumos de qualidade para a prevenção de IST e de gravidez e estes devem estar adequados à realidade e às necessidades que se apresentam em diversos momentos da vida dessas mulheres, ou seja, as fases de vida das mulheres são dinâmicas e o método que pode ser adequado agora, pode não ser futuramente. 

Os Direitos Reprodutivos referem-se à escolha consciente de ter ou não ter filhos, número de filhos, espaçamento entre cada gestação, parto e puerpério seguros para si e o bebê. Também, o acesso aos métodos anticoncepcionais eficazes e tecnologicamente seguros, assim como, não sofrerem discriminação por ter HIV e querer ter filhos, como acontece em muitos casos com as MVHA. Isto é uma violência e não pode ser tolerado!

Os direitos Reprodutivos também referem-se ao acesso ao aborto legal e seguro, incluindo violência sexual praticada por marido ou namorado

O MNCP defende os DSDR de forma universal, levando em conta as especificidades das Mulheres Vivendo com HIV/Aids.