Governo Bolsonaro deixa vencer mais de R$ 240 milhões em insumos do SUS

Segundo o jornal Folha de São Paulo, dentre os medicamentos estão 820 mil canetas de insulina; 12 milhões de vacinas da gripe, BCG, Hepatite B, varicela e outras doenças; produtos destinados para o tratamento da Hepatite C, Parkison, Alzheimer, câncer, entre outras situações. 

Num cenário carregado de incertezas, desmandos e mazelas agravadas com a crise econômica, sanitária, social, em grande parte produzido por esse desgoverno incapaz de entender as demandas, tampouco oferecer segurança ao povo, a revelação sobre os produtos vencidos só fortalece o sentimento de indignação. 


A irregularidade na não distribuição desses medicamentos não apenas onera o sistema público de saúde como demonstra a negligência com a saúde do povo e a incompetência na administração. Ainda, vale reforçar que o desabastecimento desses medicamentos que são essenciais, é generalizado, acometendo cidades de todas as regiões do país e os mais prejudicados são a população que depende única e exclusivamente do SUS. Está aí uma das razões do que chamamos de política de morte! 

Deixar esses medicamentos vencerem nos estoques é um erro gravíssimo. Precisamos que o governo responda porquê e como reparar esta situação.

Cada pessoa, exerce um papel importante na sociedade e no caso do MNCP, no qual um dia fomos chamadas de “despesas” por vivermos com HIV/AIDS, seguimos juntas, monitorando a indisponibilidade e irregularidade do fornecimento desses medicamentos, denunciando, cobrando autoridades, mobilizando em nossas bases e avançando em protestos. Por mais que estejamos num contexto virtual, nossa voz será sempre ecoada porque não basta apenas se indignar. É preciso agir!

Em tempos de luta e luto, somos sempre resistência! 

Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas