O Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas apresenta!

Projeto: “Mulher Empreendedora: uma resposta para o impacto da pandemia de COVID-19”

O MNCP está com inscrições abertas para atividade de Empreendedorismo Feminino.

O objetivo do projeto é promover a autonomia, desenvolvimento pessoal e financeiro de 35 Mulheres Vivendo com HIV/Aids (MVHA), através de curso de confecção de bonecas de pano tradicionais, vislumbrando a formação de uma da Rede de Confecção nas 5 regiões brasileiras. 

Os requisitos para a participação são:

  • Ser MVHA
  • Ter disponibilidade 1 vez por semana nos meses de setembro e outubro
  • Saber costurar
  • Ter acesso à maquia de costura reta
  • Ter vontade de se integrar

Para se inscrever, preencha o formulário de inscrição: http://bit.do/inscricaooficina

Clique ou escaneie o QR code com seu celular para acessar o formulário de inscrição.

A ideia surge de integrantes da Secretaria Nacional do MNCP devido às inúmeras demandas apresentadas por muitas MVHA pertencentes ao Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas no atual momento da pandemia da COVID-19.

É importante visibilizar que as mulheres foram as mais afetadas pelo desemprego, pelo fechamento de serviços públicos como escolas e creches. Mesmo surgindo algumas oportunidades, estas não podem se ausentar de suas casas. 

 

As que desempenham trabalho doméstico estão na centralidade das discussões pela vulnerabilidade social, econômica e de segurança sanitária e no caso das MVHA ainda tem as questões da soropositividade, que dificulta a inserção no mercado formal de trabalho, a necessidade de manter o tratamento com tomadas de medicamentos, visitas constantes em médicos, laboratórios, gerando sobrecarga extrema. 

A saúde emocional, muitas vezes abalada com a própria condição sorológica somando-se  à situação financeira, eleva ainda mais as incertezas. Fato é que essas mulheres precisam e querem trabalhar para garantir remuneração ou condições propícias para transformar suas vidas e de suas famílias neste período de crise sanitária.

E é este o cenário que motiva o MNCP a  desenvolver o Projeto “Mulher Empreendedora: uma resposta para o impacto da pandemia de COVID-19”, porque acreditamos que é possível contribuir para maior independência financeira, aumento da  autoestima e que estas mulheres possam  desenvolver a confecção de bonecas de pano tradicionais com possibilidade de integrar uma Rede de Produção Nacional. 

O projeto se dá com recursos do Fund Solidarity, em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS – UNAIDS.