Está chegando o grande momento! 

As expectativas das cidadãs são muitas, assim como as necessidades de adaptação às novas condutas que devem ser observadas para realização de grandes eventos. Sim, o IX Encontro Nacional do MNCP será um grande evento on-line, assegurando uma participação segura às cidadãs positHIVas, convidados nacionais e internacionais, gestores e ativistas, sem prejuízo na qualidade das discussões temáticas, que é uma marca registrada do MNCP. 

A abertura acontecerá neste dia 08 de Junho às 14H00, aberta ao público e transmitida através do YoutTube do MNCP – https://www.youtube.com/results?search_query=movimento+nacional+das+cidad%C3%A3s+positTHIVas.  

As participantes já estão animadas para o encontro e cada uma possui uma expectativa para o momento.

A seguir, confira o que as Cidadãs PositHIVas esperam ao entrarem na sala virtual.

RAFAELA QUEIROZ – RJ

Bem, este é meu segundo encontro nacional das cidadãs positivas, a expectativa são sempre ENORMES! Por eu ter conhecido e entrado no movimento de luta contra aids na adolescência passei grande parte apenas no “lado jovem”, até que minhas demandas enquanto mulher já não eram contempladas mais nas redes de jovens, foi quanto mesmo jovem busquei e me filiei no movimento das cidadãs, assim minhas expectativas são sempre de possibilidade de trocas com outras mulheres, de conversarmos mais sobre nossos direitos sexuais e reprodutivos que nos últimos anos têm sofrido alterações e violações por parte dos governantes e da própria assistência local que ainda seguem despreparadas para atender as MVHA. E ainda em meio a esta triste pandemia que estamos enfrentando poder dialogar sobre saúde mental, nunca ouvi tanto sobre o reflexo negativo que a pandemia nos trouxe. Estou ansiosa e com muitas expectativas de que será um rico encontro que o MNCP realizará, mesmo que virtual! E sendo virtual, ainda será uma oportunidade de novas jovens conhecerem e integrarem ao MNCP, pois será possível acompanhar a MESA DE ABERTURA pelo YouTube

FABYANNA CARVALHO – ES

Há dois anos estamos vivendo esse contexto de pandemia: isolamento social, perdas de entes queridos, desmoronamentos de políticas públicas principalmente para o HIV. Esse encontro tem uma importância magnífica para o fortalecimento, troca de afeto, acolhimento, estratégicas para manter nossos direitos como mulheres vivendo com HIV no Brasil.

FABIANA OLIVEIRA – SP

A expectativa nesse momento é de ver as mulheres deste Brasil, discutindo temas importantíssimos para nossa saúde e vida. É de vê-las saindo de um evento ainda mais fortalecidas, conscientes de que é preciso estarmos muito bem engajadas na luta por justiça social, em prol da saúde e direitos humanos. Várias fragilidades têm sido expostas nos últimos anos, precisamos avançar em resistência contra o estigma, a violência, o racismo, o fundamentalismo e o facismo. Para mim, esse IX Encontro significa superação no enfrentamento das piores condições de saúde pública, econômica, emocional e mental já vividas. Sigamos juntas, fazendo do MNCP nosso território de resistência, proteção e cuidado

MARIA GEORGINA MACHADO – SE

O que eu espero com a realização do IX Encontro Nacional das Cidadãs PosithivasFortalecimento, resiliência e realizações. Fortalecimento em conhecimentos, resiliência para aprender que nada é obstáculo quando queremos continuar e buscar  nossa luta coletivamente.

Que cada pessoa que fizer parte deste encontro sinta-se realizada plenamente e com esperanças e empoderamento em seu coração!

MARIA ELIAS SILVEIRA – PA

Vivo com HIV Aids a 19 anos, sou trabalhadora sexual e membro do MNCP+ Pará a 17 anos e minhas expectativas para o encontro é que tenhamos, alinhamento de agendas que contemplem as mulheres em todas as suas profissões e vivendo com HIV/AIDS me reporto assim por perceber que precisamos falar sobre. 

Espero que tenhamos um retorno do que já planejamos nos encontros anteriores e cada uma de esteja com nós pois só assim teremos êxito e uma política pública que nos enxergue na totalidade.

RITA DE CÁSSIA SA – AL

Espero que nesse encontro, eu saia mais fortalecida, empoderada, com conhecimento para que possamos avançar em nossos direitos. Esse encontro vai ser uma ferramenta de luta e resistência.

GINA HERMANN- RS

Espero que esse encontro nos traga informações atualizadas sobre as alterações nas políticas de AIDS e suas consequências. Que, como nos encontros anteriores, nos  de empoderamento e incentivo para militância nas políticas e que saíamos além de cidadãs positivas, cidadãs sociais.

RENATA SOUZA – SP

O Encontro Nacional de Cidadãs Positivas de 2021, vem somar às lutas históricas das mulheres e suas lutas atuais diárias. 

É um momento em que os desafios do presente se colocam diante da necessidade do reconhecimento de que mulheres são sujeitos políticos cruciais na luta por democracia e por dignidade para cada mulher, para cada pessoa. 

É preciso refletir sobre essas transformações, ouvindo e dando voz às mulheres e meninas, por uma democracia efetiva e de dignidade para todas. 

Minha expectativa para este momento é  fortalecimento, respeito às diversidades por um  movimento forte  e plural.

NÍVEA MARIA QUEIROZ – MS

Minha expectativa para o encontro é nos fortalecer, lutar muito para que o SUS nunca acabe e verificar quais são as nossas necessidades num momento de pandemia tão difícil para nós mulheres vivendo com HIV/AIDS. No Mato Grosso do Sul, assim como em outros estados, a nossa maior dificuldade tem sido os cortes do benefício do INSS, auxílio emergencial e outros benefícios que algumas de nós recebiam. Acredito que seremos capacitadas e mais solidárias umas com as outras. Somos as sementes que vamos plantar de volta nos nossos estados para que a gente possa recomeçar nossas vidas na pandemia e se cuidar melhor.