Todos sabemos que o tratamento para o HIV avançou consideravelmente nos últimos anos, o que não quer dizer que o problema desapareceu, ao contrário, diversas comorbidades tem implicado na qualidade vida das pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVHA). 

Dentre estas comorbidades, destacam-se os distúrbios cardiovasculares, a hipertensão arterial, hepatites, diabetes, cânceres, doenças reumáticas, ósseas,  entre outras que exigem uma atenção maior no momento da consulta. 

Por essa razão, o MNCP está lançando, neste mês de Abril, a campanha “Precisamos falar sobre HIV e Comorbidades”. A partir do Dia 7 de Abril – Dia Mundial da Saúde, estaremos trazendo informações, por médicos especialistas, sobre as doenças que mais atingem as PVHA e incentivando o diagnóstico precoce. 

Acompanhe e entenda mais sobre a relação do HIV com as comorbidades. 

Mas antes precisamos entender: “O que é Comorbidade?”

Por definição, as comorbidades ocorrem quando há associação entre duas ou mais doenças, ao mesmo tempo, em um paciente. No caso do HIV, a conjunção de fatores como a ação direta ou indireta do próprio vírus, os efeitos colaterais dos antirretrovirais, até mesmo o estilo de vida das PVHA como: tabagismo, etilismo, vida sedentária, má alimentação ou genética, podem favorecer o aparecimento, inclusive mais precocemente do que em pessoas não positivas para o HIV, de doenças que tem se tornado cada vez mais frequentes entre as PVHA, como as acima já citadas.

O subdiagnóstico, assim como a falta de conhecimento da PVHA sobre sua condição de saúde, podem agravar o quadro, uma vez que não realizará o acompanhamento médico necessário e o tratamento.  Assim sendo, é fundamental o conhecimento e intervenção precoce desses fatores de risco, visando a melhoria da saúde e da qualidade de vida das PVHA, bem como a redução da mortalidade. 

Secretaria de Comunicação – MNCP