O Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), se junta ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) em protesto às 300 mil mortes pela COVID – 19 no Brasil.

O Brasil chegou à marca de 300 mil mortes por COVID 19 e um sistema de saúde colapsado. O momento é caótico e o governo federal continua em discurso retórico negacionista, totalmente na contramão da ciência. Um governo genocida que não promove ações para redução do adoecimento e da mortalidade.

Estamos vivenciando problemas gravíssimos na saúde, com hospitais sem estrutura para tantos casos que não param de chegar diariamente. Famílias devastadas, UTI’s lotadas, com fila de espera e pacientes morrendo pelo atendimento tardio. Profissionais de saúde exaustos, falta de insumos essenciais como oxigênio, respiradores e medicamentos, além da confusa e desestruturada demora na aquisição de vacinas. 

O MNCP reafirma a necessidade de ações coordenadas entre gestão federal, estadual e municipal para adotar protocolos de atendimento e estratégias eficientes na prevenção de novos casos, adotando as medidas indicadas pelos médicos e cientistas relativas à diminuição de circulação de pessoas, reduzindo novos casos da COVID-19 e aliviando o sistema de saúde, que é neste momento o grande desafio.

Reiteramos a necessidade de atendimentos rápidos e efetivos nos serviços de saúde, na aceleração para obtenção das vacinas, com logística rápida para que cheguem a toda a população e estratégias para alcance de populações vulnerabilizadas e suas especificidades – como a população em situação de rua, à qual falta documentação e acesso – assim como a compra de medicamentos e insumos necessários para pacientes positivados e em estado grave.

Paralelamente a isso, o governo precisa pagar auxilio emergencial de R$ 600,00 para as pessoas vulnerabilizadas socialmente, até o final da pandemia e auxilio às empresas para manterem salários, evitando ainda mais o desemprego.  Em especial, as mulheres, que estão sofrendo impactos imensuráveis e irreparáveis nesta crise e precisam de um olhar que leve em conta as desigualdades de gênero, mais presentes neste período em um cenário vergonhoso e cruel que eleva o número de óbitos.  

A situação calamitosa atual, predeterminada pela omissão governamental, já chegou a momentos de escolhas de quem vive e quem morre, caracterizando a necropolitica.

Assim, o MNCP se manifesta e reivindica ações cientificas de combate à COVID 19 e reivindica ações cientificas de combate à COVID 19.

VACINAS JÁ!, 

LEITOS, MEDICAMENTOS E INSUMOS JÁ!

AUXILIO EMERGENCIAL JÁ!