Sabemos sobre os reflexos nefastos que a pandemia COVID-19 tem causado na vida humana, na sociedade brasileira e, especialmente nas mulheres, e com destaque aqui na vida de Mulheres vivendo com HIV/AIDS. Empobrecimento, fome, violência doméstica, desistência, descontinuidade da adesão ao tratamento do HIV/AIDS, escassez de consultas médicas devido ao isolamento social, medos, depressão, e outros tantos reflexos que perturbam a saúde física e mental dessas mulheres.

Mas para uma mulher vivendo com HIV, a corda não arrebenta. Somos guerreiras, fortes e sobreviventes. Conseguimos exercer nossa empatia, solidariedade e mesmo compaixão para com nossos pares, as outras mulheres, vivendo ou convivendo com o HIV.

Neste sentido, nós, Cidadãs Posithivas do MNCP, estamos na linha de frente durante esse momento pandêmico, praticando nossa SOLIDARIEDADE E AMOR. NOSSA SORORIDADE.

São pequenos gestos, que se tornam GRANDES OBRAS, praticados diuturnamente por Cidadãs Posithivas que se preocupam, sentem-se tocadas pela dor alheia e tornam a vida de amigas, conhecidas, vizinhas, familiares, mães, cunhadas, avós, filhas, ou mesmo mulheres desconhecidas um pouco menos difíceis, menos dolorosas, menos conturbadas. Alguns gestos podem ser traduzidos aqui como mulheres que pescam e distribuem os peixes com outras mulheres que fazem bonecas e doam para gerar renda; mulheres que costuram máscaras e distribuem, ou vendem para comprar um punhado de alimento. Mulheres que reúnem vizinhança e outros parceiros para montar cestas básicas e distribuí-las para aquelas que estão em situação de mais vulnerabilidade, pobreza e necessidade.  Mulheres que levam idosos ao médico buscam medicamentos para outras mulheres que não o podem fazer, marcam consultas… Mulheres que cuidam de filhos e filhas de outras para que a colega possa trabalhar. Mulheres posithivas que fazem o que podem, mesmo passando por restrições e infortúnios causados pela pandemia, ajudando a outras mulheres e assim, contribuindo para a tão sonhada e necessária mudança de mentalidade e conduta frente à vida nos tempos atuais.

Quem são essas mulheres?

Em celebração ao MÊS DA MULHER, março, o MNCP – Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas traz a público algumas dessas “Mulheres Maravilhas”s que se doam, se entregam e participam da vida humana com o único propósito de apoiar, ajudar e, porque não, se manterem vivas e com vontade de viver. Porque é dando que se recebe. E nós, recebemos bônus de vida e ainda somos agraciadas com sorrisos alheios e expressões mais leves, com barriguinhas cheias e com a certeza de que não estamos sós. Juntas, firmes e fortes, somos CIDADÃS POSITHIVAS.

Neste mês de março, várias pequenas narrativas em formato de pílulas serão publicizadas pelo MNCP.

Conheça algumas dessas histórias. 

8 de Março

Dia Internacional da Mulher