Nesta última segunda-feira (15) as pessoas que vivem com HIV/AIDS foram surpreendidas com o Ofício Circular da Secretaria de Estado do Ceará recomendando a suspensão de cirurgias eletivas e atendimento nos ambulatórios hospitalares, clínicas e laboratórios públicos e privados. A justificativa se dá pelo atual quadro da COVID 19 e da necessidade de diminuir ao máximo a exposição das pessoas ao vírus e, assim, reduzir a velocidade do contágio.

Para a ativista e representante da secretaria política do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas (MNCP) no Estado do Ceará, Credileuda Azevedo essa notícia é recebida com muita preocupação, uma vez que, pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVHA), desde o início da pandemia não conseguiram realizar seus exames e consultas de rotina. Ainda, há informações de PVHA chegando na emergência do Hospital São José, referência para atendimento das mesmas, com problemas sérios relacionados ao HIV e COVID 19. 

Essa desassistência ambulatorial pode acarretar muitos prejuízos à saúde das PVHAs. Sem exames e sem assistência médica não é possível avaliar o estado clínico das pessoas podendo levá-las ao desenvolvimento de doenças bem graves, até mesmo ao óbito, se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo. 

Ainda, segundo Credileuda, as pessoas estão adoecendo mais e, a dificuldade de acesso a exames específicos e consultas com especialistas, que já era difícil, tornou-se quase impossível nesse período de pandemia. Têm sido muitos os desafios enfrentados nestes últimos anos em que estamos vendo claramente um desmonte do SUS. 

Os movimentos sociais como o MNCP, RNP (Rede de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS)  e o Fórum de Luta contra a AIDS do Ceará estão juntos nessa luta e, preparam-se para dar entrada no Ministério Público, a uma ação contra essa recomendação, em especial para que os serviços de ambulatório do referido Hospital São José permaneça com a assistência às PVHAs, uma vez que dependem exclusivamente desse serviço. 

Leia na íntegra o Ofício Circular emitido pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará.

https://mncp.org.br/wp-content/uploads/2021/02/2021-0472-Circular-1-1.pdf