O MNCP convida suas Cidadãs Posithivas e todas as mulheres que nos seguem, em especial mulheres negras, e homens também, a assistirem a LIVE TRAVIARCADO de Resistência, Lutas, Conquistas e Protagonismo, a ser realizada no próximo domingo, dia 31 de maio, das 17h às 21h pelo FONATRANS.

Reforçamos que o MNCP integra uma rica diversidade de mulheres que vivem com HIV e Aids, mulheres cis e trans, maduras, idosas, jovens, negras, não negras, indígenas, com deficiência, religiosas, agnósticas, atéias, prostitutas, acadêmicas, donas de casa…

E nesta LIVE do FONATRANS, teremos a participação da nossa querida JACQUE, nossa mulher transexual redesignada, a Jacqueline Rocha Côrtes, representante do nosso movimento na América Latina e no Caribe, o MLCM+, e membra do colegiado nacional do MNCP. Jacque também faz parte do INAMUR, Instituto Nacional de Mulheres Redesignadas, da RNP+, Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/AIDS, da qual é uma das co-fundadoras, e da RNTTHP, Rede Nacional de Travestis, Transexuais e Homens Trans vivendo e Convivendo com HIV. Jacque Côrtes está atualmente, como membra do Conselho Consultivo do UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas/Brasil, e Coodenadora Nacional da Campanha VOLUNTARIADO PELAS AMÉRICAS COVID-19 E HIV, uma iniciativa do MLCM+ em parceria com o MNCP. Lembramos que temos em nosso movimento outrras mulheres trans e travestis que vivem com HIV.

Mui nos honra ter a representação de uma mulher Transexual em nosso movimento de mulheres Posithivas, que tanto tem contribuido para a inclusão e dignidade das populações chave, em situações de maior vulnerabilidade, incidindo insistentemente na construção de políticas públicas integrais, universais e equânimes. 

Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros,  FONATRANS, articulado em junho de 2014, constitui-se num espaço nacional de inclusão e aglutinação à militância destes dois segmentos, sendo estes independentes ou através de OSC (Organização da Sociedade Civil) e visam a articulação com o Poder Público, bem como com o Terceiro Setor e iniciativa privada com o objetivo maior de propor a criação de políticas públicas específicas e estratégicas e a ampliação das já existentes.

O mesmo é um dispositivo legítimo e reconhecido nacionalmente e prima prioritariamente pela cidadania plena e a luta contra o racismo, preconceito e discriminação sofridos por esta população, motivados exclusivamente por sua identidade de gênero, raça e cor.

Lutar, enfrentar, prevenir todas as doenças infecto contagiosas e patologias crônicas dentre elas as IST/HIV e Aids e outras doenças que atinge a população Negra é uma das premissas do FONATRANS

Jovanna Cardoso da Silva, a presidente do FONATRANS, é uma travesti nacionalmente conhecida, uma grande ativista e articuladora pela garantia dos direitos de travestis e transexuais no país. Um ícone de  de luta, superação, diginidade e força. Fundadora da antiga ASTRAL, a então Jovanna Baby, nome carinhoso pelo qual era chamada, não pára enquanto houver injustiça social, inequidade, discriminação, exclusão e violência contra travestis e mulheres trans.

Presidente: Jovanna Cardoso da Silva
E-mail: [email protected]