Diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil, oficializaram o 7 de maio como dia de reflexões e de ações que os governos devem incluir em respeito às crianças expostas ou infectadas pelo HIV. O primeiro caso de AIDS em crianças foi relatado em 1982. 

 Desde então, crianças vêm sofrendo com a infecção pelo HIV no mundo onde mesmo com o tratamento gratuito pelo SUS, com medicações e equipe de apoio nos SAEs, ainda precisamos garantir  ações de apoio social a nível municipal, estadual, regional e nacional,  tanto às crianças como  aos seus responsáveis, no que se diz respeito à adesão ao tratamento, controle das consultas com infectologista/pediatra e outras especialidades necessárias. 

 O objetivo dessa reflexão internacional, no 07 de maio, é influênciar as autoridades para uma maior atenção às necessidades dessas crianças, com o fim de integrá-las cada vez mais à sociedade.

Os avanços na terapia antirretroviral permitiram uma melhora significativa na sobrevida e qualidade de vida das crianças e adolescentes com infecção pelo HIV.

Mas muito ainda precisamos garantir…

Maria Georgina Machado

Cidadã PositHIVa – Aracaju -SE