Diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil, oficializaram o 7 de maio como dia de reflexões e de ações que os governos devem incluir em respeito às crianças expostas ou infectadas pelo HIV. O primeiro caso de AIDS em crianças foi relatado em 1982.
Desde então, crianças vêm sofrendo com a infecção pelo HIV no mundo onde mesmo com o tratamento gratuito pelo SUS, com medicações e equipe de apoio nos SAEs, ainda precisamos garantir ações de apoio social a nível municipal, estadual, regional e nacional, tanto às crianças como aos seus responsáveis, no que se diz respeito à adesão ao tratamento, controle das consultas com infectologista/pediatra e outras especialidades necessárias.
O objetivo dessa reflexão internacional, no 07 de maio, é influênciar as autoridades para uma maior atenção às necessidades dessas crianças, com o fim de integrá-las cada vez mais à sociedade.
Os avanços na terapia antirretroviral permitiram uma melhora significativa na sobrevida e qualidade de vida das crianças e adolescentes com infecção pelo HIV.
Mas muito ainda precisamos garantir…
Maria Georgina Machado
Cidadã PositHIVa – Aracaju -SE