O Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) lançará seu novo site, www.mncp.org.br, nesta sexta-feira (24), às 10 horas. O portal disponibilizará informações sobre a infecção pelo HIV, a vulnerabilidade das mulheres e as ações e encontros nacionais do MNCP. O lançamento do novo site poderá ser acompanhado ao vivo através da página do Facebook do MNCP, possibilitando a participação de integrantes de todo o país. O evento ocorrerá durante a reunião de planejamento e oficina de comunicação do projeto “Empoderamento feminino de mulheres vivendo com HIV/AIDS em estratégias de lobby, advocacy e comunicação digital do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas”, financiado pelo Fundo Posithivo, em São Paulo. O projeto de criação do site foi uma parceria do MNCP com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS (UNAIDS).

Há 20 anos, o MNCP tem trabalhado para garantir o fortalecimento das mulheres vivendo com HIV/AIDS e para promover o acesso à informação e a direitos. Este ano, o novo site é lançado com objetivo de alcançar um número maior de mulheres brasileiras e levar ainda mais informação sobre direitos, HIV/AIDS, prevenção e saúde. O novo portal também demonstrará as ações nacionais do MNCP que une esforços de mulheres de diversas cidades brasileiras. As ações do MNCP são realizadas através de atividades lideradas por suas integrantes localmente. Os objetivos dessas ações são: visibilizar a realidade das mulheres posithivas, promover o diálogo e eliminar a discriminação relacionada ao HIV/AIDS. As histórias dessas mulheres estarão na página Olha elas!, sob o menu Comunicação, que buscará homenagear e reconhecer os esforços das membras que apoiam diariamente a resposta à AIDS em suas cidades e estados. Além disso, o site contará com páginas para notícias, publicações e galeria de fotos e vídeos. Além de possibilitar a divulgação das ações do MNCP e o acesso a informações sobre HIV/AIDS, o novo site terá um formulário para o cadastro de novas membras e uma página para parcerias com o objetivo de auxiliar o movimento a reunir recursos e garantir sua sustentabilidade.

Entenda a estrutura para navegação

O novo portal do MNCP pode ser acessado através de dois domínios: mncp.org.br e cidadasposithivas.org.br. A página inicial está dividida em 7 partes: menu superior, Junte-se a nós!, apresentação do MNCP, últimas notícias, acesso rápido a informações relacionadas ao HIV/AIDS, link para a página do Facebook do movimento e menu inferior.

Imagem do menu superior e da foto de capa do novo site do MNCP.

Em Institucional no menu superior, os visitantes poderão conhecer a missão, valores e história do movimento das cidadãs posithivas e ter acesso à estrutura organizacional. Ainda no menu superior, em HIV/AIDS, o MNCP disponibiliza informações sobre a infecção, as vulnerabilidades das mulheres em relação ao vírus e onde encontrar serviços e atendimento. Em Comunicação, as páginas disponíveis são Notícias, Olha elas! (com entrevistas exclusivas), Galeria (para fotos e vídeos) e Publicações (com relatórios, documentos e notas). A página de Notícias possui categorias que podem ser filtradas para facilitar a navegação.

Página de notícias do novo site do MNCP.

Em Parcerias, organizações do setor privado e público, assim como pessoas que se sensibilizem com a causa, podem preencher um formulário de contato e iniciar uma parceria com o MNCP. A parceria pode ser estabelecida através de uma troca de serviços, o MNCP oferece palestras sobre educação sexual e reprodutiva e sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis para a empresa/organização. Em troca, a organização parceira poderá apoiar o MNCP com recursos técnicos e/ou financeiros. Este apoio será destinado para a realização de atividades, como encontros nacionais e oficinas, e para garantir a participação das cidadãs posithivas em processos decisórios importantes. Além desta forma de colaboração, o MNCP também busca realizar parcerias com universidades interessadas com o objetivo de oferecer vagas para estágio para estudantes e oportunidades para projetos de pesquisa. O último tópico do menu superior é a página Fale Conosco que possibilita o contato direto com o MNCP.

Em Parcerias, o portal possui informações e um formulário de contato para pessoas interessadas em apoiar o MNCP.

Acima do menu superior, encontra-se o formulário para inscrição como integrante do MNCP em Junte-se a nós!. Nesta página, pessoas interessadas em fazer parte do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas poderão preencher o formulário que será enviado diretamente à Secretaria Nacional da organização.

Página Junte-se a nós! contém o formulário de inscrição para novas integrantes.

Ao final da página inicial, o portal possui um menu inferior com uma lista de links úteis para o acesso rápido aos principais conteúdos do site. Além disso, o menu de rodapé possui um espaço reservado para login apenas para membras do movimento. Esta funcionalidade será fundamental para aprimorar a divulgação interna de informações e o acesso facilitado a documentos, treinamentos e calendário de eventos.

CONTATO
Jaciara Pereira
Secretaria de Comunicação do MNCP
☎ (077) 98811-7104
[email protected]