Neste domingo (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, têm início no Recife uma série de eventos e atividades para marcar as ações de prevenção da doença. Ao longo do dia, diversos grupos se reuniram para debater e conscientizar a população sobre as ações de prevenção e tratamento do HIV.

No Parque da Macaxeira, na Zona Norte, houve distribuição de insumos de prevenção e materiais informativos, além da montagem de varais informativos e intervenções artísticas com grafite. A proposta incluiu diversas organizações não-governamentais para esclarecer à população como é feita a prevenção e o tratamento da doença.

No Bairro do Recife, diversas organizações marcaram um abraço coletivo no Marco Zero, para combater o preconceito contra pessoas que vivem com o HIV. O objetivo foi reunir pessoas com experiências com pessoas infectadas pelo vírus e lutar por melhores políticas públicas de combate à Aids. Segundo especialistas, é preciso ampliar ações de prevenção

No Dia Mundial da AIDS, as cidadãs participaram de ações de prevenção ao HIV/AIDS no parque Macaxeira. Créditos: Ivanize Vasconcelos / MNCP Pernambuco

Na Zona Sul, motoristas que passaram pelo bairro de Boa Viagem receberam orientações de profissionais da Secretaria de Saúde do Recife sobre a realização de testes rápidos para detecção de HIV em pessoas sexualmente ativas. Também foram distribuídos preservativos, sachês de gel lubrificante e materiais informativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Na segunda (2), a capital pernambucana ganha um Serviço de Atenção Especializada para as pessoas com HIV/Aids, no Centro de Testagem e Aconselhamento da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.

Veja abaixo mais fotos do evento. Clique nas setas para navegar entre as fotos.