Uma ação conjunta do Fórum do Movimento Social de Luta contra a AIDS, da Secretaria de Saúde do município de Fortaleza, das Frentes parlamentares de Luta contra a AIDS municipal e estadual e da SESA, no Dia Mundial de Luta contra a AIDS (01/12) culminou no lançamento da nova campanha do Dezembro Vermelho 2019 com o tema: “Vencendo o Preconceito e Ampliando a Assistência.” O evento de lançamento aconteceu no Centro Cultural Belchior na Praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará.  

 O evento contou com a presença do deputado estadual Acrísio Sena, Frente Parlamentar de Luta contra a AIDS na Assembléia Legislativa, do vereador Eron Moreira, Frente Parlamentar de Luta contra a AIDS na Câmara Municipal, da Dra. Telma Martins, da SESA, de Vando Oliveira, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNP+/CE), de Credileuda Azevedo e Orleandra Alves, do MNCP, de Renê Herculano (RSP Fortaleza), de Marcos Paiva (SMS), de Silene Santos, representante do MNCP da região do Cariri. O lançamento também contou com a participação de instituições que compõem o Fórum, como a Fábrica de Imagens, a Associação de Voluntários do HSJ, a Pastoral da AIDS, a GRAB, a Casa de Andaluzia e o CONVIVER. Por fim, o evento também contou com a presença de membros da RNP+/CE e da SESC, voluntários, parceiros e da população em geral.

Durante a abertura do evento, Silene Santos fez a leitura da Carta Aberta que fala sobre os inúmeros desafios relacionados à luta contra a AIDS destacando a invisibilidade do movimento e de suas pautas. Esta invisibilidade foi acentuada recentemente no âmbito federal, quando o Ministério da Saúde no primeiro semestre, colocou fim ao Departamento que atendia questões referentes à AIDS, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). O atual governo reduziu o antigo Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais (DIAHV) a um setor de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Em resposta à leitura da carta, o deputado Acrísio Sena destacou a importância deste manifesto, da ampliação e reforma do HSJ e se comprometeu em continuar com seu apoio e a abraçar ações relacionadas ao HIV/AIDS. Em seguida, a radialista e ativista representando a região do Cariri falou dos 9 anos que vive com HIV e de sua luta constante contra o estigma e preconceito relacionados ao HIV. Em conclusão, a ativista promoveu a testagem para o HIV, dizendo que a população não deve ter medo do teste do HIV já que ao realizá-lo poderão ter um vida melhor, caso o resultado seja positivo.

“Nesta abertura do Dezembro Vermelho, destaco a preocupação sobre o aumento da epidemia no estado do Ceará em relação ao ano passado. A falta de políticas públicas direcionadas a esta causa, no tratamento e na prevenção, ficando claro que o estado do Ceará não tem responsabilidade para com as políticas de HIV/AIDS. E que a exemplo do governo federal, o governo do estado está seguindo o mesmo caminho,” afirmou Vando Oliveira. “O governo federal tira o nome do Departamento de AIDS e aqui no nosso estado o Programa simplesmente se acaba. No atual governo do estado foi excluído também em Fortaleza tendo apenas uma área técnica. É preciso que o governador do estado, o prefeito de Fortaleza e os senhores secretários saibam que pessoas sexualmente ativas estão se infectando todos os dias e pessoas com HIV estão morrendo todos os dias. E que esses 46% de aumento de infecção nada mais reflete a falta de políticas públicas por uma irresponsabilidade do governo do estado tendo como exemplo a retirada do único médico infectologista do município de Horizonte deixando mais de 100 pessoas sem atendimento. Nem a Justiça mais temos do nosso lado por terem engavetado a denúncia que fizemos, realizando assim um crime contra a vida das pessoas,” concluiu seu desabafo.

Em um segundo momento do evento, Dra Telma Martins, representando a secretaria Estadual de Saúde, comparou os últimos 30 anos da resposta à AIDS no Ceará e afirmou que há muito tempo não se via tantas dificuldades para ampliar as políticas de assistência no tratamento das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (PVHA). Em todo o estado do Ceará, só existem 30 unidades de Serviço de Atenção Especializada (SAE), e segundo Dra. Martins, esta quantidade de serviços é muito baixa e incapaz de atender às crescentes demandas da população. Além disso, Dra. Martins falou da importância dos movimentos sociais lutarem cada vez mais para a manutenção das políticas, dado o frequente desmonte destas políticas, principalmente pelo o governo federal.

O vereador Dr. Eron agradeceu pelo lançamento da nova campanha e reconheceu as contribuições de Vando Oliveira que cobra diariamente por melhorias nas políticas públicas de saúde para as PVHA. O vereador lembrou que estas cobranças são necessárias para que aconteça efetivações destas políticas públicas de saúde. Dr. Eron também destacou a importância de promover a prevenção ao HIV entre jovens durante todo o ano. Atualmente, Dr. Eron preside a Frente Parlamentar municipal de Luta contra a AIDS da Câmara municipal de Fortaleza. Em conjunto com os movimentos sociais,  a frente parlamentar a luta pela a melhoria da assistência para as PVHA de Fortaleza. 

Finalizando, Renê Herculano (RSP Fortaleza) apresentou os movimentos sociais que lutam através do fórum social de luta contra a AIDS do Ceará. Além disso, ele agradeceu a parceria com o centro cultural Belchior e com o grupo alucinação Rip e Rop que possibilitaram o lançamento da nova campanha para o Dezembro Vermelho e Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Por fim, Herculano pontuou a necessidade de um enfrentamento maior com os governantes estaduais e municipais para que nossas políticas públicas de saúde e assistência recebam mais atenção política e investimentos.

Durante toda a tarde e noite do domingo, dia 1, foram realizadas abordagens educativas com a população sobre a prática do sexo seguro, assim como a distribuição de preservativos e material informativo. O evento foi concluído com um abraço humano com o laço vermelho, símbolo de luta contra a AIDS.