Como parte das celebrações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, que acontece neste domingo (01/12), Silvia Aloia, da Secretaria Nacional e representante estadual Rio Grande do Sul do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), participou hoje (29/11) da Reunião Técnica sobre a Epidemia do HIV/AIDS e a Igualdade de Gênero – estratégias para o enfrentamento à epidemia generalizada.

Durante a reunião, Silvia Aloia ressaltou a importância do seu lugar de fala, tanto como representante do MNCP, como usuária dos serviços públicos de saúde, destancando a insuficiência dos serviços para atender às demandas das mulheres.

“Somos nós que sentimos e relatamos os impactos do vírus e dos medicamentos,” afirmou Aloia.

A representante do MNCP também denunciou a falta de investimentos na sociedade civil para o fortalecimento de mulheres vivendo com HIV/AIDS. A reunião contou com a participação de atores da resposta brasileira à epidemia, como mulheres, jovens, pessoas vivendo com HIV, as organizações que compõem o Fórum de ONGs AIDS, gestoras municipais e estaduais. Além disso, também estavam presentes na reunião instituições federais, como o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União, o Ministério Público Estadual, o Conselho Estadual de Saúde (CNS), Conselhos e Fórum da Mulher. A atividade foi promovida pela Deputada Maria do Rosario, Fórum ONG/Aids do Rio Grande do Sul e GAPA/RS.

Deslize para ver fotos da reunião: