O Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas (MNCP), constituído por mulheres de todo o Brasil que vivem com HIV/aids (MVHA), é referência na defesa dos direitos de tais mulheres. Nossa missão é “promover ações para o fortalecimento integral das MVHA com foco no acesso ao tratamento e informação, além de promover a garantia dos direitos humanos”.
Esse processo se dá por meio do aprimoramento ao pensamento crítico e organizacional das MVHA em prol da resolução das demandas que favorecem a Saúde Integral e o fortalecimento político do MNCP, o que contribui para reverberar ainda mais a nossa atuação no enfrentamento à epidemia de AIDS das mulheres do Brasil.
Este ano, entre os dias 11 e 14 de setembro, no Hotel Plaza Praia Suítes em Fortaleza/CE, acontecerá o 8º Encontro Nacional das Cidadãs PositHIVas. O tema escolhido: Prevenção Combinada e sua Interface na Saúde Integral das MVHA, cujo ponto de referência foram as diferentes abordagens e estratégias de prevenção que vêm sendo divulgadas, busca trazer respostas adequadas às necessidades e especificidades das MVHA e das mulheres em geral, sempre em um enfoque de gênero para a promoção da saúde integral.
O 8º Encontro é fundamentado nos direitos humanos, direitos sexuais e reprodutivos na perspectiva de gênero, o que consideramos de extrema importância para sinergia das MVHA, para o enfrentamento dos desafios já existentes e os emergentes que afetam a saúde de tais mulheres. Para que os nossos objetivos sejam alcançados, parceiros estratégicos são fundamentais como: gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e outros movimentos de mulheres que participarão das discussões.
Além de todo o apoio que encontramos nos parceiros antes citados, é fundamental que haja mobilização e compromisso das lideranças para que o 8º Encontro Nacional das Cidadãs PositHIVas aconteça plenamente a fim de favorecer a troca de experiências e consequente fortalecimento de todas as pessoas vivendo com HIV/aids.
Gostaríamos de dar especial destaque aos apoiadores para que o encontro deste ano aconteça: Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids do Ceará e a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, dentre outros parceiros estratégicos, como o Departamento de IST/aids Hepatites Virais, Unesco, Unaids, Agência Aids, alguns Fóruns e Programas Municipais e Estaduais de IST/aids e Hepatites Virais.
Para o encontro de 2018, prevemos o comparecimento de 80 participantes, sendo lideranças do MNCP, lideranças de outros movimentos de mulheres e de PVHA, profissionais de saúde, acadêmicos e gestores de diversos setores.
Sendo assim, agradecemos todo o apoio baseado na certeza de que o 8º Encontro Nacional das Cidadãs PositHIVas será mais um importantíssimo e especial momento para o empoderamento de todas as MVHA, presentes ou não.
“Hoje eu falo por nós,
Por aquelas que já não podem mais falar,
Por aquelas que ainda não conseguem falar,
E por aquelas que sequer sabem que têm vozes.”.
Heliana Moura
Secretaria Política MNCP
Comissão Organizadora
Fonte: Agência de notícias da AIDS