Mais de 200 ativistas estão em Atibaia, interior de São Paulo, para debater o avanço da epidemia de aids entre mulheres, políticas regionais e nacional na área para a população feminina, entre outros. O 4º Encontro Nacional do Movimento das Cidadãs Posithivas vai até o próximo domingo.
Segundo uma das organizadoras do evento, a militante Silvia Almeida, as participantes vão definir a agenda política do movimento no próximo ano. “Pretendemos levantar a bandeira da cura da aids, quase não ouvimos falar sobre isso e os ativistas estão muito acomodados com as novas drogas. Estamos cansadas de sofrer com efeitos colaterais de medicamentos”, comentou. A ideia é pressionar as autoridades públicas e empresas farmacêuticas a investir mais em pesquisas nessa área.
O encontro também vai ter a participação de outros movimentos sociais da área de aids como a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+) e a Rede Nacional de Jovens e Adolescentes Vivendo com HIV/Aids (RNJVHA). “Queremos promover intercâmbios com outros movimentos e instâncias sociais”, explicou Silvia.
Ao fim do encontro, o movimento deve produzir uma carta-aberta com as principais reivindicações das militantes para as autoridades brasileiras.
A programação do evento terá também a exibição do filme “Positivhas”, dirigido por Susanna Lira begin_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting. O longa retrata o cotidiano de sete mulheres, donas-de-casa e trabalhadoras, todas surpreendidas pela notícia do HIV.
Serviço
MNCP – A FORÇA DA MULHER
ENCONTRO NACIONAL MNCP
Hotel Gran Roca
Rua Walter Engrancia – Bairro Estância Lynce – Atibaia – São Paulo
28 à 31 outubro de 2010
Fonte: Agência de Notícias da Aids