Um momento bonito que vai ficar registrado na memória de quem participou: todas as mulheres atenderam a sugestão feita por algumas coordenadoras e vieram à cerimônia de abertura vestidas de branco.Em pé, cantaram “Alegria”. Se abraçaram, se olharam, agradeceram a possibilidade de mais uma vez terem superado barreiras e limites e conseguirem estar presentes ao II Encontro Nacional das Cidadãs Posithivas que vai acontecer até segunda-feira, em Salvador.

Os representantes da mesa saudaram as muitas mulheres que deixaram seus municípios e superaram limites, medos e,muitas vezes histórias tristes, de sofrimento e solidão, para estarem em Salvador abrindo caminhos e buscando possibilidades de vida. Nas palavras do diretor adjunto do Programa Nacional, Eduardo Barbosa o reconhecimento da importância e solidifacação das Cidadãs Posithivas “ No início eu também não acreditava neste movimento. Achei que a Rede Nacional de Pessoas contemplaria as demandas de vocês. Com o tempo, vocês foram mostrando que era preciso discutir suas especificidades. É uma satisfação encontrar todas aqui que buscaram soluções alternativas para mostrar sua força”, ressaltando também o fato da coordenação estadual da Bahia ter sido uma grande colaboradora para que o evento acontecesse. Moisés Toniolo, representando a RNP de todo o Brasil pediu que as mulheres fossem acolhidas “com a força de todos os santos que moram nesta Bahia” para que a Rede e as Cidadãs caminhem juntas na “construção de ações de direitos humanos que são para todos”. Edivânia Landim, Coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids da Bahia também se disse emocionada e honrada em seu estado sediar o encontro que as “mulheres cavaram espaço para discutir suas especificidades”.Aparecida Gonçalves, representando a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres lembrou a importância da parceria feita entre o Ministério da Saúde e a Secretaria para o enfrentamento da feminização da epidemia com ações “positivas, alegres e diferentes como está sendo a abertura deste encontro”. Valnísia Araújo, representando Socorro Chaves coordenadora de DST/Aids de Salvador também saudou as mulhers desejando que todas produzam “bons trabalhos para que mais mulheres possam se beneficiar e mostrar suas caras”.
Muito emocionada, convidada a compor a mesa por sugestão da platéia, acolhida e feita por Eduardo Barbosa, Ana Paula Prado, que trabalha na unidade de articulação com a Sociedade Civil do Programa Nacional, disse ter muito orgulho de ter iniciado a construção das cidadãs. “ As demandas que serão debatidas aqui são importantes para darmos continuidade ao nosso trabalho.É uma luta de vários anos e temos ainda muito o que fazer ”. Carlos Laudari e Cecília Simoneti da Pathfainder, o deputado federal Valteni Pereira de Mato Grosso, Rubens Batista Santos da RNP da Bahia, entre outros também estiveram presentes à cerimônia de abertura.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (04/08)

8:30 – Dinâmica – Lívia Lacerda (BA)

9:00 – LINHA DA VIDA DO MNCP

Marcela Alsina – MLCM (Argentina)

Daria Dal Zuffo – MNCP (BH)

Nair Brito – MNCP (SP)

10:30 – Cafezinho

10:45 – PRÁTICAS COMPLEMENTARES DE SAÚDE

Nutrição e Fitoterapia – Kátia Abreu (DF)

Contornando os efeitos da Lipodistrofia – Teresinha Vilela (AL)

Fisioterapia – Ana Paula Melo Ferreira (BH)

12:30 – Almoço

14:00 – Momento de mulher para mulher

14:15 – VIVER POSITHIVA

Prevenção positHIVa – Jacqueline Cortes (RJ)

Eu e meus medicamentos – Beatriz Pacheco (RS)

Como contar para nossos filhos – Neide Santos de Souza (BA)

15:45 – Lanche

16:00 – Momento Cultural

20:00 – Jantar

21:00 – Filme: Cidadãs PositHIVas em Ação

Domingo (05/08)

8:30 – Dinâmica – Lívia Lacerda (BA)

9:00 – VULNERABILIDADES EM GRUPOS ESPECÍFICOS DE MULHERES

Mulher Deficiente – Cida Lemos (RJ)

Mulher Lésbica – Rosângela Castro (RJ)

10:30 – Cafezinho

10:45 – Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Epidemia de Aids e outras DST – Ana Paula Silveira (DF)

11:30 – Mulher na Mídia – Roseli Tardeli (SP)

12:30 – Almoço

14:00 – Momento de Mulher para Mulher

14:15 – DIREITOS E DEVERES DA MULHER VIVENDO COM HIV/AIDS

Lucas Seara – Gapa Bahia

Moysés Longuinho Toniolo – CNAIDS e RNP+ Bahia

15:45 – Lanche

16:00 – KIT de SOBREVIVÊNCIA – Oficina em grupos

17:15 – Apresentação dos grupos

19:00 – Jantar

20:00 – Terapias Diversas (Massagem, Biodança, Pilates, etc)

Segunda-feira (06/08)

8:00 – DISCUTINDO A RELAÇÃO DO MNCP

Dificuldades internas do movimento

Retificação da Carta de Princípios

10:00 – Cafezinho

10:15

Referendar novas lideranças

Votação do Conselho de Ética

Votação do estado que sediará o próximo Encontro Nacional

Encerramento

12:30 – Almoço

Roseli Tardelli, de Salvador. A Agência Aids cobre o evento com o apoio do Programa Nacional de DST/Aids.

Fonte:

Regina (71) 9614-9386 [email protected];Lívia (71) 9947-5611 [email protected];Rosário (71) 9997-7462 [email protected];Bea